Sobre Laurabeatriz
Artista plástica, ilustradora, autora de livros, Laurabeatriz comunica através do desenho. Gesticula com pincel. E não gosta tanto de palavra falada, prefere desenhar: a mão diz o gesto, sem teorizar. Ela é traço, cor, bichos e formas.
Depois que aprendi o básico da vida de uma criança, como respirar, chorar, mamar, andar e falar, bem cedo, instintivamente, aprendi a desenhar. É bem possível que tenha sido na areia da praia, certamente com o dedo. Posso até lembrar aquela antiquíssima sensação dos grãos de areia nas mãos, nos pés, e o movimento natural do desenho.
Desenhar é um jeito atávico de pensar, a gente já nasce com essa capacidade, pensamentos que vão aparecendo, no papel, magicamente, sem raciocínio, pura emoção.
Carioca (e depois, também, paulistana), artista desde sempre, seu trabalho reflete os contornos, cores e culturas brasileiras.
Conduziu muito de sua criação para o formato livro. Contadora de histórias desenhadas. Já são mais de 60 livros, muitos dos quais receberam prêmios e recomendações de importantes instituições. Narrativas visuais que caminham pela natureza e diversidade de bichos, plantas e paisagens brasileiras. Neste viés, tornou-se estudiosa da fauna do Brasil e profunda conhecedora dos animais ameaçados de extinção. Seu trabalho leva ao público, de forma lúdica, o conhecimento do mundo que nos envolve. Para além dos prédios, avenidas e construções, quem são todas as outras espécies que convivem conosco. Seus gostos, hábitos e – porque não – desejos.
Laurabeatriz iniciou sua carreira de artista plástica no final da década de 1960, de forma autodidata, investigando técnicas e suportes diversos, como a xilogravura, gravura em metal, óleo sobre tela e pastel seco. Incentivada pelo físico nuclear Mario Schemberg e pela artista plástica Ely Bueno, expôs seus trabalhos salões de arte e em duas bienais.
No início da década de 1980 começou a trabalhar como ilustradora, criando artes para revistas, jornais e agências de publicidade. Este era um momento importante para os ilustradores, pois o ofício assim chamado estava se estruturando e o mercado editorial brasileiro preparava sua expansão no universo da literatura infantil. Laurabeatriz fez parte de um movimento de artistas que ajudou a promover a estruturação deste ofício.
Como ilustradora, criou mais de 60 livros, muitos deles premiados e recomendados por instituições como FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), Programa Mais Cultura da Biblioteca Nacional e a Bologna Children’s Book Fair (Feira de Bolonha). Em parceria com o escritor Lalau desde 1994, publicou vários livros de poesias como a série Brasileirinhos, sobre a fauna do Brasil.

Foto: Hélio de Almeida